Imagens no ciberespaço: teorias e exemplos de leitura em E/LE

Autores

  • Rita de Cássia Rodrigues Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Cristina de Souza Vergnano Junger Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJImagens no ciberespaço: teorias e exemplos de leitura em E/LEImagens no ciberespaço: teorias e exemplos de leitura em E/LE

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p211

Palavras-chave:

espanhol como língua estrangeira, leitura de imagens, leitura na internet

Resumo

Este artigo tem como objetivos: (a) caracterizar os conceitos teóricos de ciberespaço e imagens utilizados nas investigações sobre leitura em língua estrangeira mediada por tecnologias da informação e comunicação de uma universidade do Rio de Janeiro e (b) apresentar exemplos e considerações que possam ajudar aos professores na elaboração de atividades de compreensão leitora em espanhol como língua estrangeira, especialmente com apoio de materiais retirados da/difundidos na Internet.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestranda do programa de pós-graduação em Letras - área de concentração Linguística - do Instituto de Letras da UERJ. Graduada em Português-Espanhol. Trabalha como técnica de nível superior (bolsista) no projeto Centro de Recursos Didátivos de Espanhol, fruto de convênio entre a UERJ e o Ministério de Educação da Espanha.

Cristina de Souza Vergnano Junger, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJImagens no ciberespaço: teorias e exemplos de leitura em E/LEImagens no ciberespaço: teorias e exemplos de leitura em E/LE

Profª Adjunta do Setor de Espanhol, Depto. Neolatinas, Instituto de Letras/UERJ. Atua com ensino, pesquisa e extensão nas áreas de espanhol como língua estrangeira, linguística aplicada, ensino de espanhol e formação de professores desse idioma. Sua especialidade é o estudo dos processos de compreensão leitora em espanhol, com especial atenção à mediação pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Doutora em Letras Neolatinas - Língua Espanhola, pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

OLIVEIRA, R. de C. R.; VERGNANO JUNGER, C. de S. Imagens no ciberespaço: teorias e exemplos de leitura em E/LE. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 211–237, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p211. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4821. Acesso em: 19 abr. 2024.