A importância da intertextualidade e da informatividade na formação dos leitores: a aquisição dos sentidos no veículo "jornal" em três gêneros distintos - a crônica, a notícia e a charge
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p295Palavras-chave:
Leitura, Conhecimentos, GêneroResumo
A leitura, assumida como um processo interacionista, necessita que os leitores façam recorrências a conhecimentos previamente adquiridos para ser, de fato, processada. O jornal, embora seja tradicionalmente um veículo comum para todos os níveis da sociedade, usa em seus gêneros recursos como a Intertextualidade e Interdiscursividade, o que torna seus textos altamente informativos. A análise de três textos: a crônica, a notícia e a carga mostram a necessidade de ativar o conhecimento prévio para que os sentidos sejam acessados por meio de tais recursos discursivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Hilma Ribeiro Mendonça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










