Oralidade e Produção Textual na Perspectiva de Avaliadores do Livro Didático

ótica da ad pecheuxtiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p37

Palavras-chave:

Eixos de ensino, Divisão social de sentidos, Análise de Discurso

Resumo

Neste artigo, a partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso concebida por Pêcheux, analisamos o modo como os eixos de ensino de Língua Portuguesa Produção Textual e Oralidade são discursivizados pelos avaliadores, por meio da resenha, no âmbito do Guia de Livros Didáticos. Diferentemente da resenha formulada por autores/editores da obra, que destacam apenas as possibilidades/vantagens dos volumes, a dos avaliadores busca indicar, aos docentes da Educação Básica (EB), tanto as qualidades quanto as limitações da coleção, enfatizando a relação dos eixos com as demandas dos documentos oficiais para a Educação Básica. Essas discursivizações são atinentes à coleção Esferas das linguagens, de Maria Inês Batista Campos e Nivia Assumpção, publicada pela editora FTD e aprovada no PNLD 2018. Para tanto, partimos de uma análise dos processos de constituição, de formulação e de circulação do livro didático, à luz dos seguintes fundamentos: condições de produção e divisão social. Observamos, a partir da análise, uma divisão social de sentidos desiguais entre os eixos Produção Textual e Oralidade.

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Referências

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

BRITO DE SOUSA APINAGÉ, M. D.; LEITE, J. de D.; SILVA DOS SANTOS, J. Oralidade e Produção Textual na Perspectiva de Avaliadores do Livro Didático: ótica da ad pecheuxtiana. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 37–51, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p37. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47308. Acesso em: 21 maio. 2024.