Estudo linguístico-etnográfico em comunidade paranaense de imigrantes ucranianos: do passado ao presente

Autores

  • Neiva Mara Zanin Garcia Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n1p163

Palavras-chave:

Línguas em contato, Mudança linguística em tempo aparente e tempo real, Aculturação social.

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar os procedimentos teórico-metodológicos, bem como os resultados desta pesquisa referentes à descrição do atual estágio da língua falada entre os habitantes descendentes de imigrantes ucranianos em um distrito paranaense, localizado ao sul do Estado. Este estudo foi norteado pelos princípios teóricos da sociolinguística, particularmente os que se referem a fenômenos decorrentes do contato linguístico, considerando-se, no caso, o contato entre falantes do português local e a variante ucraína trazida pelos primeiros povoadores eslavos, no final do século XlX. Para tal, investigamos a mudança lingüística em tempo real e tempo aparente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Neiva Mara Zanin Garcia, Universidade Estadual de Londrina

Tem experiência nas áreas de Língua Inglesa e Linguística. Possui graduação em LETRAS pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas (1986); Especialização em Língua Inglesa pela Universidade Norte do Paraná (2005), período no qual realizou pesquisa de campo no sentido de verificar as percepções dos professores à respeito do "erro" na aula de Língua Inglesa, abrangendo instituições de ensino de diversas modalidades (escolas públicas, privadas e escolas especializadas), tendo como foco as contribuições da Línguística Contrastiva nesse processo; Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2008), com projeto direcionado à pesquisa de campo realizada em uma comunidade paranaense de imigrantes ucranianos, com o objetivo de descrever a atual situação linguística desta localidade no que diz respeito às línguas em contato, com parâmetros nos princípios teórico-metodológicos da Dialetologia e da Sociolinguística.

Downloads

Publicado

2009-07-15

Como Citar

GARCIA, N. M. Z. Estudo linguístico-etnográfico em comunidade paranaense de imigrantes ucranianos: do passado ao presente. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 163–189, 2009. DOI: 10.5433/2237-4876.2009v12n1p163. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4463. Acesso em: 1 maio. 2024.