Seqüências didáticas para desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p243Palavras-chave:
Gênero, seqüência didática, leitura, reflexão.Resumo
Esse artigo tem como objetivo descrever o projeto Seqüências didáticas para a construção da haMidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicaçãoYcpíe está sendo desenvolvido nas minhas aulas de Prática de Ensino da Língua Inglesa na Universidade Federal do Acre com o apoio do Programa de Consolidação de Licenciaturas Prodocência 2006 (MEC/SESU/DEPEM). Com base na concepção de que as aulas de Prática de Ensino no curso de graduação em Letras devem formar o professor-pesquisador envolvido em um processo contínuo de reflexão sobre suas próprias ações e engajado na busca de transformações para práticas pedagógicas vigentes, o projeto em questão tem como foco o desenvolvimento de seqüências didáticas para construção da habilidade de leitura em língua inglesa e a posterior aplicação dessas seqüências em um curso de extensão oferecido para alunos do ensino médio. As seqüências didáticas foram elaboradas pelos graduandos do 8° período sob a minha orientação a partir das diretrizes curriculares postuladas pelos PCNs de língua estrangeira e língua materna e em teorias sobre gêneros discursivos e ensino. Após a contextualização do projeto e a breve descrição das seqüências didáticas, apresento uma discussão baseada nos recortes dos planos de curso elaborados pelos alunos-professores a fim de suscitar a reflexão sobre o processo de formação que pode ser depreendido da análise desses planos de curso.
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