Seqüências didáticas para desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação

Autores

  • Paula Tatianne Carréra Szundy Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p243

Palavras-chave:

Gênero, seqüência didática, leitura, reflexão.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo descrever o projeto Seqüências didáticas para a construção da haMidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicaçãoYcpíe está sendo desenvolvido nas minhas aulas de Prática de Ensino da Língua Inglesa na Universidade Federal do Acre com o apoio do Programa de Consolidação de Licenciaturas Prodocência 2006 (MEC/SESU/DEPEM). Com base na concepção de que as aulas de Prática de Ensino no curso de graduação em Letras devem formar o professor-pesquisador envolvido em um processo contínuo de reflexão sobre suas próprias ações e engajado na busca de transformações para práticas pedagógicas vigentes, o projeto em questão tem como foco o desenvolvimento de seqüências didáticas para construção da habilidade de leitura em língua inglesa e a posterior aplicação dessas seqüências em um curso de extensão oferecido para alunos do ensino médio. As seqüências didáticas foram elaboradas pelos graduandos do 8° período sob a minha orientação a partir das diretrizes curriculares postuladas pelos PCNs de língua estrangeira e língua materna e em teorias sobre gêneros discursivos e ensino. Após a contextualização do projeto e a breve descrição das seqüências didáticas, apresento uma discussão baseada nos recortes dos planos de curso elaborados pelos alunos-professores a fim de suscitar a reflexão sobre o processo de formação que pode ser depreendido da análise desses planos de curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Tatianne Carréra Szundy, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Teresa D'ávilla (1995), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Seqüências didáticas para desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 243–263, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n2p243. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4445. Acesso em: 10 dez. 2025.