Livro Didático de Português em Portugal: atividades de escrita versus formação do escritor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p71

Palavras-chave:

livro didático, atividades, formação do escritor.

Resumo

Este trabalho busca analisar as atividades de escrita propostas por um livro didático de português adotado nas escolas secundárias, no percurso formativo dos cursos científico-humanísticos, em Portugal. Nosso objetivo principal é refletir sobre qual a contribuição das atividades de produção escrita da obra “Entre nós e as palavras”, 10º ano, de Pinto e Nunes (2015), Editora Santillana, para a formação como escritor dos discentes.  Nossa metodologia é de caráter qualitativo e de cunho interpretativista (DE GRANDE, 2011). Os resultados revelam que as propostas de ensino de produção escrita nesta obra são, em sua maioria, de textos expositivos, intrinsecamente ligadas aos conteúdos do domínio da Educação Literária e sugeridas de maneira isolada. Dessa forma, é possível concluir que as atividades analisadas não contribuem de forma relevante para a formação escrita dos discentes, pois não promovem o seu posicionamento enquanto sujeito, oportunizando a autonomia relativa do mesmo e, ao invés disso, reforçam práticas de ensino de escrita direcionadas e limitadoras.

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Biografia do Autor

Rosângela Oliveira Cruz Pimenta, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística, professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

PIMENTA, R. O. C. Livro Didático de Português em Portugal: atividades de escrita versus formação do escritor. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 71–84, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n2p71. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43355. Acesso em: 30 abr. 2024.