Formação Inicial de Professores e Produção de Material Didático para o Ensino de Gêneros: uma experiência com o gênero "regra de jogo"

Autores

  • Gustavo Lima Universidade Federal do Agreste de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-2434-361X
  • Lucas Feitoza Diniz Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marcos Apolo Cordeiro Sobral Júnior Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p59

Palavras-chave:

ensino de gêneros, sequência didática, itinerário formativo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de itinerário formativo com vistas à elaboração de um material didático alternativo para o ensino de gêneros nas escolas. Partimos aqui de uma perspectiva de ensino explícito e sistemático de gêneros por meio de ferramentas de ensino diversificadas (SCHNEUWLY, 2009) e de sequências didáticas (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Também nos apoiamos teoricamente no Modelo Didático de Gênero (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004) e na proposta do Banco de dados para materiais didáticos (BMDs) com base em gêneros desenvolvida por Mendonça (2003). A experiência envolvendo a elaboração de materiais didáticos foi vivenciada em uma disciplina do 7º período do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, situada no município de Garanhuns, na região do Agreste Meridional do Estado de Pernambuco. Os resultados apontam para um processo formativo que favoreceu a criatividade e a autonomia dos futuros professores em relação à produção de materiais didáticos autorais para o ensino de gêneros nas aulas de língua portuguesa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Lima, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Doutor em Letras/Linguística pela UFPE (2016)

Professor Adjunto III na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Vice-líder do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA/CNPq)
Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq)

Pesquisador do Grupo de Estudos sobre a Historicidade dos Textos e Ensino de Língua (HISTEL/UFRPECNPq)

Lucas Feitoza Diniz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Letras - Português / Inglês pela UFRPE / UAG (2019.1). Atualmente, atua como professor na educação básica e cursa especialização em Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela FARESE.

 

Marcos Apolo Cordeiro Sobral Júnior, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Graduado em Letras - Português / Inglês UFAPE (2020.1). Atua como professor na educação básica  no ensino médio. Atualmente cursa Design de Animação na modalidade EAD pela UNINTER. 

Referências

ASSUNÇÃO, A. de A. de; MENDONÇA, M. do C. C.; DELPHINO, R. M. Pouca ênfase no desenvolvimento da competência oral dos alunos. In: BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R. (orgs). Os dozes trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013, p. 165-177.

CARVALHO, R. S. de; FERRAREZI Jr, C. Oralidade: conceito e relevância. In:______. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Parábola, 2018, p. 13-37.

DINIZ, L. F.; LIMA, G. Agrupamento e progressão de gêneros em duas propostas curriculares da região do agreste meridional de Pernambuco. Travessias Interativas. 2017. Disponível em: < http://travessiasinterativas.com.br/?view=v14n2> Acesso em: 06 jan. 2018.

DOLZ, J.; LIMA, G.; ZANI, J. B. Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Revista Textura. 2020. v.22. n. 52, p. 250-274. Acesso em: 12 jan. 2021.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. pp. 81-108.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; HALLER, S. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. 3. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (org). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 61-77.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Gêneros textuais. In: Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006, p. 101-122.

LIMA, G.; MARIANO, R. C. S.; XAVIER, W. P.. Produção de material didático para o ensino do oral: desafios e possibilidades na formação inicial de professores. In: MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L.; NEGREIROS, G. R. C.; COSTA-MACIEL, D. A.G. (orgs.). Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. São Paulo: Pontes Editores (no prelo).

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcuschi_Gêneros_textuais_definições_funcionalidade.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2021.

MENDONÇA, M.. Formação do Professor e Letramento Escolar: Projetos Temáticos E Gêneros Textuais. Trabalho apresentado na seção de Comunicações Coordenadas “Gêneros textuais, projetos temáticos e letramento: da formação do professor à sala de aula”, no Seminário Letramento e Alfabetização, no 14o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), realizado em julho de 2003, na Unicamp. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais14/Cinda.html. Acesso em: 14 mai. 2016.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para a Educação Básica. Disponível em http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/diretrizes. Acessado em: 21 set. 2008.

RACHWAL, S.C.R. Gênero instrucional “regras do jogo”: uma proposta de ação pedagógica. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/407-4.pdf. Acesso em: 16 nov. 2018.

SCHNEUWLY, B. Le travail enseignant. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Des objets enseignés en classe de français: Le travail de l’enseignant sur la rédaction de textes argumentatifs et sur la subordonnée relative. Genève: Presses Universitaires de Rennes, 2009. p. 29-43.

Publicado

2021-12-09

Como Citar

LIMA, G.; DINIZ, L. F.; SOBRAL JÚNIOR, M. A. C. Formação Inicial de Professores e Produção de Material Didático para o Ensino de Gêneros: uma experiência com o gênero "regra de jogo". Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 59–70, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n2p59. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43352. Acesso em: 1 maio. 2024.