Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio

Autores

  • Érica Rogéria da Silva Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
  • Guilherme Figueira-Borges Universidade Federal de Goiás- Campus Morrinhos; Universidade Federal de Goiás - Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n3p30

Palavras-chave:

Livro Didático de Português, Discurso, Identidade de Gênero.

Resumo

Este artigo objetiva analisar representações sociais de mulheres presentes em Livros Didáticos de Português (LDP), distribuídos no Ensino Médio de escolas estaduais, selecionados com base no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Para tanto, inscrevemo-nos no campo da Análise do Discurso, especificamente, nos postulados de Foucault (2009, 2011, 2013, 2014, 2016), em diálogo com a noção de “identidade de gênero”, de Louro (1997, 2008). O corpus de análise é formado por textos linguístico-visuais coletados das três coleções de manuais do Ensino Médio mais escolhidas pelas escolas do Estado de Minas Gerais.  A partir das análises, constatamos que o corpus apresenta textos linguístico-visuais que permitem levantar possíveis questionamentos sobre representações de gênero normalizadas para a mulher. No entanto, foram majoritárias as cenas em que se reproduzem papéis já naturalizados e fundamentados no modelo tradicional de relações de gênero assimétricas.Portanto, neste artigo, apresentamos interpretações outras de materialidades linguístico-visuais de LDPs, delineando possíveis práticas de enfrentamento ao machismo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Rogéria da Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Mestranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Graduação sanduiche em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia e pela Universidade de Coimbra – Portugal (2014). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2019).

 

Guilherme Figueira-Borges, Universidade Federal de Goiás- Campus Morrinhos; Universidade Federal de Goiás - Catalão

Doutorado (2014) e Mestrado (2010) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia. Docente na Universidade Estadual de Goiás, Campus Morrinhos, no Curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade. Credenciado no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFG Catalão).

Referências

AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; BARBOSA, Severino. Novas Palavras. 3. ed. v. 1. São Paulo: FTD, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

CEREJA, William; VIANNA, Carolina; CODENHOTO, Christiane. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2016.

CEREJA, William; VIANNA, Carolina; CODENHOTO, Christiane. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2016.

FERNANDES, Maria das Graças Melo. Papéis sociais de gênero na velhice: o olhar de si e do outro. In: Revista Brasileira de Enfermagem REBEn, Brasília-DF, v. 62, n. 5, p. 705-710, 2009.

FIGUEIRA-BORGES, Guilherme; SANTOS, João Bôsco Cabral dos. Construções de Masculinidade(s) e Ensino de Língua Portuguesa. In: FIGUEIRA-BORGES, Guilherme; SILVA, Marcia Aparecida. Ensino de Línguas em Diferentes Contextos. São Paulo: Pontes Editores, 2017, p. 185-206.

FIGUEIRA-BORGES, Guilherme. Female body, discursive threads and the “slutwalk” movement. In: Revista do GELNE, v. 20, n. 2, p. 142-152, 7 fev. 2019.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 37. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FOUCAULT, Michel. “O sujeito e o poder”. In: RABINOV, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013, p. 231-249.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: o cuidado de si. vol. 3. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2016.

GRIGOLETTO, Marisa. Leitura e funcionamento discursivo do livro didático. In: CORACINI, Maria José R. J. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1999.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. In: Pro-posições, Campinas-SP, v. 19, n. 2, p. 17-23, 2008.

LUTERMAN, Luana Alves; FIGUEIRA-BORGES, Guilherme; SOUZA, Agostinho Potenciano de. Análise discursiva da tridimensionalidade do livro pop-up. In: Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 39-54, maio/ago. 2018.

MOITA LOPES, Luis Paulo da. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

MENDES, Lauriane Guimarães; FIGUEIRA-BORGES, Guilherme. Construções do Corpo Negro em Livro Didático de Língua Portuguesa. In: Revista Ícone, São Luis de Montes Belos-GO, v. 17, Nº 2, 2017, p. 117-131.

REVEL, Judith. Dicionário Michel Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

SETTE, Graça; TRAVALHA, Márcia; RIBEIRO, Ivone; STARLING, Rozário. Português: trilhas e tramas. 2. ed. v. 2. São Paulo: Leya, 2016.

SOUSA, Ramon Diego Viana; SANTOS, Sueli Paiva dos; OLIVEIRA, Bruno Machado Oliveira; FIGUEIRA-BORGES, Guilherme. Livro didático de português e delimitação de identidade de gênero: possibilidades de análise. Dossiê Funcionamentos discursivos de livros didáticos e de materiais didáticos: possibilidades de análise e de trabalho. In: Cadernos Discursivos. Catalão-GO, v. 1, n. 1, p. 122-137, 2021.

Publicado

2021-12-27

Como Citar

SILVA, Érica Rogéria da; FIGUEIRA-BORGES, Guilherme. Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 30–42, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n3p30. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208. Acesso em: 21 nov. 2024.