Imagens preliminares da realização variável de /l/ prevocálico no Estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n1p257Palavras-chave:
Geo-sociolinguística, Palatalização, Lateral alveolar.Resumo
Trata o presente artigo da realização variável de /l/ diante [i j] a partir de dados de fala de 32 paraenses. Os dados foram coletados pela equipe de pesquisadores do Projeto Atlas Lingüístico do Brasil (ALiB). A orientação teórico-metodológica está de acordo com a Geolinguística e a Sociolinguística Variacionista. Serão apresentados, como o título deste trabalho indica, resultados preliminares de levantamento e análise dos dados coletados em sete cidades do Pará. Os resultados apontam, em caráter provisório e preliminar, alta frequência de palatalização de /l/ diante dos fatores linguísticos e sociais avaliados. No que se refere ao espaço, pode-se dizer que as localidades mais próximas da capital apresentam mais altos índices de palatalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marilucia Oliveira, Abdelhak Razky, Wilker Silva, Céliane Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










