Narrativa com o mito Saci Pererê: dos aspectos teóricos à proposta de transposição didática
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p113Palavras-chave:
Leitura, Análise lingüística, Narrativa, Mito, Seqüência didática.Resumo
O presente artigo integra os estudos do Projeto de pesquisa em Lingüística Aplicada - de cunho etnográfico - "Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema" que focaliza a formação do professor de língua portuguesa, via diagnóstico e intervenção, por meio da reflexão teórico-prática, visando ao aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de língua materna, sobretudo, no que se refere à análise lingüística. Nesse contexto, as discussões têm considerado o gênero discursivo como objeto de ensino - eixo de articulação e progressão curricular - e o texto, como unidade de significação e ensino - elemento integrador das práticas de leitura, de análise lingüística e de produção textual. O objetivo fundamental do artigo em pauta é o de analisar uma narrativa com o mito Saci Pererê, a partir das marcas lingüístico-enunciativas, em relação às condições de produção (suporte, interlocutores, finalidade e local de circulação), ao tema e à construção composicional, no processo de construção de possíveis efeitos de sentido. E, então, apontar sugestões, em uma seqüência didática, a fim de contribuir de maneira teórico-prática com estudos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de língua materna.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Idelma Maria Nunes Porto, Alba Maria Perfeito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










