Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n1p149

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Universidades paranaenses, Cursos de pós-graduação

Resumo

Considerando a importância dos letramentos acadêmicos como um conjunto de práticas sociais por meio das quais os significados culturais, as relações de poder e as relações de identidades sociais têm papel central para o desenvolvimento social e humano, este trabalho visa a apresentar ações e demandas dos cursos de pós-graduação de duas universidades paranaenses (UEL e Unespar) em relação a experiências desenvolvidas e necessidades referentes aos letramentos acadêmicos. Para tanto, pautamos nossos estudos na perspectiva dos Letramentos acadêmicos, conforme Lea e Street (1998). Os dados foram obtidos por meio de questionários dirigidos ascoordenadores/as e gestores/as de programas de pós-graduação das IES participantes do projeto. Os resultados iniciais mostram maior conhecimento de ações em prol dos letramentos acadêmicos em Língua Estrangeira do que em Língua Portuguesa. Além disso, os respondentes assinalaram a necessidade do desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino de línguas e à compreensão e produção de gêneros acadêmicos (Resumos, Artigos, Apresentações orais) em língua estrangeira e em língua materna.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTON, D. Literacy: an Introduction to the Ecology of Written Language. Londres: Blackwell, 1994.
BEZERRA, B. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.
CRISTOVÃO, V. L. L.; VIGNOLI, J. S. Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos: práticas e demandas. Horizontes, v. 38, p. e 020012, 2020.
FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, 2ª parte, p. 357-369. 2011. Disponível em: <http://www.abralin.org/revista/RVE2/14v.pdf.> Acesso em: 05 de janeiro de 2019.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses.2ed. London/ Philadelphia: The Farmer Press, 1996.
IVANIC, R. Discourses of writing and learning to write. Language and Education, Abingdon, Oxon, v. 18, n. 3, p. 220-245, 2004.
JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (Orgs.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam. John Benjamins, 1999.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, London. June, v.23, n.2, p157, 16p., 1998.
_________. Writing as academic literacies: understanding textual practices in
higher education. In: CANDLIN, C.N.; HYLAND, K. (eds). Writing: texts, processes and practices. London: Longman; 1999. p. 62-81.
_________. Lea, M.R., & Street, B.V. The "Academic Literacies" Model: Theory and Applications. Theory Into Practice, 45(4), pp. 368-377. College of Education and Human Ecology, The Ohio State University, 2006.
_________. O modelo de "letramentos acadêmicos": teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v.16, n.2, p.477-493, jul./dez. 2014.
LILLIS, T.; SCOTT, M. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics, Sheffield, v. 4, n.1, p. 5-32, 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2JJuzJo>. Acesso em: 2 nov. 2016.
PAIVA, V. L. M. de O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SALDAÑA, J. The coding manual for qualitative researchers. London/Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2009.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.
__________. Cross-Cultural Approaches to Literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
__________. Social Literacies: Critical Approaches to Literacy Development, Ethnography and Education. London: Longman, 1995.
__________. Dimensões escondidas na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n.2, p.541-457, 2010.

Publicado

2021-10-08

Como Citar

TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; FRANCESCON, Paula Kracker; VIGNOLI, Jacqueline Sanches. Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 149–161, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n1p149. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902. Acesso em: 25 dez. 2024.