Produção Escrita no Ensino Médio: fundamentos para o trabalho com o texto argumentativo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n2p84Keywords:
Produção escrita, Texto argumentativo, Ensino médioAbstract
Neste artigo, de caráter exploratório e descritivo, buscou-se levantar reflexões sobre o trabalho com o texto argumentativo em aulas de língua portuguesa no ensino médio. Do ponto de vista teórico, a argumentação é entendida aqui como uma ação de linguagem essencialmente dialógica, que tem por objetivo persuadir os interlocutores acerca de ideias expostas e defendidas (Gregolin,1993; BRETON, 2003; Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2005). Para a realização do trabalho, partiu-se do levantamento de alguns estudos empíricos (CONCEIÇÃO, 2002; CRUZ, 2008; RIOLFI; IGREJA, 2010; AUTORA 2, 2012) cujos objetos de pesquisa se relacionam diretamente com a produção de textos escritos no contexto escolar.Procurou-se, com isso, questionar/ problematizar procedimentos didáticos utilizados por professores no ensino da argumentação. Em seguida, por meio da análise de dois textos dissertativo-argumentativos produzidos por estudantes de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, são sugeridos encaminhamentos pedagógicos que podem favorecer a compreensão e o uso dos processos e recursos linguístico-discursivos necessários à argumentação. Na conclusão, reforça-se a tese de que, para a produção de textos argumentativos, o aluno precisa valer-se de algumas habilidades e estratégias específicas que, adequadamente trabalhadas no ensino, garantam-lhe o direito de dizer e de fazer-se ouvido.
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