Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos

Autores

  • Cecilia Almeida Salles Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n2p72

Palavras-chave:

Critica de processo, processo educativo, processo de criação em grupo

Resumo

O objetivo do artigo é fazer uma reflexão sobre as possíveis relações entre a crítica de processo e a educação. Será feita uma apresentação desta abordagem crítica e de alguns aspectos relevantes do conceito de criação como rede (Pierre Musso, 2004), de base semiótica (Charles S. Peirce, s/d), para a nos aproximarmos de algumas especificidades dos processos educacionais que envolvem interações entre alunos, professores e escolas. Serão apresentados alguns resultados das pesquisas sobre processo de criação em grupo ou equipe, em diálogo com Domenico De Masi (2005, 2007), Steven Johnson (2011) e Edgar Morin (2002, 2009), dando destaque à escassez de bibliografia nesta área. Em seguida, será discutida, de modo mais específico, a relação entre professores e alunos, destacando a relevância do acompanhamento e consciência de processos e seus efeitos sensíveis, em meio à possibilidade de erros e necessidade de pesquisa. Por fim, no contexto da relação dos professores e escola, serão apresentados alguns aspectos relevantes dos processos de criação em grupo como contexto de produção, construção de projetos em comum, comunicação destes projetos e efeitos subjetivos no contexto dos encontros.

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Biografia do Autor

Cecilia Almeida Salles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-Doutora (2016) em Cinema, Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Contato: cecilia.salles@gmail.com.

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Publicado

2021-03-18

Como Citar

SALLES, Cecilia Almeida. Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 72–83, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n2p72. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41657. Acesso em: 30 dez. 2024.