Zonas Culturais Híbridas em Práticas de Letramento Escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n3p11Palavras-chave:
Letramento, Ensino, Zonas Culturais HíbridasResumo
O presente artigo propõe apresentar e discutir o conceito de “zonas culturais híbridas” em práticas de letramento escolar com base em dados oriundos de pesquisa de orientação etnográfica realizada em 2018, cujo objetivo foi compreender as relações entre práticas de letramento escolar e não escolar de estudantes de uma terceira série do Ensino Médio em uma instituição pública de ensino. A proposição apresentada neste artigo também tem como base os conceitos de “divisas” e “fronteiras” culturais (ERICKSON, 1987), “hibridização” textual (BAKHTIN, 1981) e “hibridismo cultural” (BHABHA, 2019). Para tanto, o trabalho analisa atividades de leitura e/ou escrita não somente desenvolvidas em uma sala de aula de língua portuguesa mas também elaboradas por estudantes em contexto extraescolar. A análise de dados mostra práticas educativas mais e menos sensíveis à cultura linguística do alunado. Os resultados apontam para a possibilidade e a urgente necessidade de estabelecer diálogos críticos entre os saberes linguísticos tradicionalmente ensinados pela escola e os saberes construídos/utilizados pelos estudantes em outras instâncias sociais.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
BARTH, F. (ed.). Ethnic groups and boundaries: the social organisation of culture difference. Bergen:
Universitetsforlaget; London: Allen & Unwin, 1969.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy practices. In: BARTON, D.;
HAMILTON, M.; IVANIČ, R.
Situated literacies: reading and writing in context. Abingon: Routledge, 2000. p. 7-15.
KLEIMAN, A.; SITO, L. Multiletramentos, interdições e marginalidades. In:
KLEIMAN, A.; ASSIS, J.
(org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a
escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p. 169-198.
LIMA, J. S. A. Projeto de letramento: implicações na autonomia na produção escrita dos discentes no
ensino fundamental II. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Letras - PROFLETRAS)
─ Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Curais Novos, 2015.
MAIA, J. O. Fogos digitais: letramentos de sobrevivência no Complexo do Alemão/RJ. 2017. Tese
(Doutorado em Linguística Aplicada) ─ Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
MARTINS NETO, I. A. Adaptação, criação e juventude: diálogos entre práticas de letramento escolar e
não escolar. 2020. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) ─ Universidade Estadual de Londrina,
Londrina, 2020.
MENDES, G. L. Carlos Bolsonaro e Joice Hasselmann se atacam em códigos no Twitter. Fórum, [Porto
Alegre], 20 out. 2019. Disponível em: https://revistaforum.com.br/politica/2019/10/20/carlosbolsonaro-joice-hasselmann-se-atacam-em-codigos-no-twitter-63103.html. Acesso em: 15 jul. 2020.
MOITA LOPES, L. P. Gênero, sexualidade, raça em contextos de letramentos escolares. In: MOITA
LOPES, L. P. (org.). Linguística aplicada na modernidade recente: festchschrift para Antonieta Celani. São
Paulo: Parábola, 2013. p. 227-247.
PARDOE, S. Respect and the pursuit of ‘symetry’in researching literacy and student writing. In:
BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIČ, R. Situated literacies: reading and writing in context. Abingon:
Routledge, 2000. p. 149-166.
PEREIRA, L. Formação colaborativa de professores e projeto de letramento: um olhar reflexivo sobre a realidade
dos alunos. 2020. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) ─ Universidade Estadual de Londrina,
Londrina, 2020.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do aluno: língua portuguesa, ensino médio – 3ª
série. São Paulo: SEE, 2014. v. 1.
SILVA, M. L.; TOURINO, H. L. Z. Território, territorialidade e fronteira: o problema dos limites
municipais e seus desdobramentos em Belém/PA. Urbe: Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba,
v. 9, n. 1, p. 96-109, jan./abr. 2017.
SILVA E LINO, A. P. O ensino de língua portuguesa: contribuições de projeto de letramento com jornal
escolar. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade
Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
SANTOS, B. S.; MENEZES, M. P. Introdução. In: SANTOS, B.; MENEZES, M. P. (org.). Epistemologias
do Sul. São Paulo: Cortez Editora, 2010. p. 15-27.
SOUZA, A. L. S. Letramentos de reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop. 2011. 205 f.
Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
STREET, B. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia e linguística portuguesa, São Paulo, v. 8,
p. 465-488, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Editora WMF
Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. The dialogic imagination. Tradução de Voprosy literary i estetiki. Texas: University of
Texas, 1981.
BHABHA, H. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia
Renate Gonçalves. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Brasília: Presidência da República, 1996.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
CORRÊA, M. L. A. Letramento e heterogeneidade da escrita no ensino de Português. In: SIGNORINI,
I. (org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Mercado de Letras: Campinas, 2001.
DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, dez. 2003.
ERICKSON, F. Transformation and school success: the politics and culture of educational
achievement. Anthropology and Education Quarterly, Washington, v. 18, n. 4, p. 335-356, 1987.
FALSARELLA, A. M. Os estudos sobre a cultura da escola: forma, tradições, comunidade, clima,
participação, poder. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 144, p. 618-633, jul./set. 2018.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
HERNÁNDEZ-ZAMORA, G. De los nuevos estudios de literacidad a las perspectivas decoloniales em
la investigación sobre literacidad. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, Medellín, v. 24, p. 1-24, maio/ago.
2019.
KLEIMAN, A. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita.
Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, A. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função?
In: KLEIMAN, A.; SIGNORINI, I. (org.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e
adultos. Porto Alegre: ARTMED, 2000, p. 223-243.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e
na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TINOCO, G. M. A. M. Projetos de letramento: ação e formação de professores de língua materna. 2008.
Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.