Zonas Culturais Híbridas em Práticas de Letramento Escolar

Autores

  • Irando Alves Martins Neto
  • Ana Lúcia de Campos Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n3p11

Palavras-chave:

Letramento, Ensino, Zonas Culturais Híbridas

Resumo

O presente artigo propõe apresentar e discutir o conceito de “zonas culturais híbridas” em práticas de letramento escolar com base em dados oriundos de pesquisa de orientação etnográfica realizada em 2018, cujo objetivo foi compreender as relações entre práticas de letramento escolar e não escolar de estudantes de uma terceira série do Ensino Médio em uma instituição pública de ensino. A proposição apresentada neste artigo também tem como base os conceitos de “divisas” e “fronteiras” culturais (ERICKSON, 1987), “hibridização” textual (BAKHTIN, 1981) e “hibridismo cultural” (BHABHA, 2019). Para tanto, o trabalho analisa atividades de leitura e/ou escrita não somente desenvolvidas em uma sala de aula de língua portuguesa mas também elaboradas por estudantes em contexto extraescolar. A análise de dados mostra práticas educativas mais e menos sensíveis à cultura linguística do alunado. Os resultados apontam para a possibilidade e a urgente necessidade de estabelecer diálogos críticos entre os saberes linguísticos tradicionalmente ensinados pela escola e os saberes construídos/utilizados pelos estudantes em outras instâncias sociais.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

MARTINS NETO, Irando Alves; DE CAMPOS ALMEIDA, Ana Lúcia. Zonas Culturais Híbridas em Práticas de Letramento Escolar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 11–29, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n3p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40936. Acesso em: 21 nov. 2024.