Alterando concepções de escrita na formação inicial do professor
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p171Palavras-chave:
Escrita, Concepção, Formação de professor.Resumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa conduzida com alunos do primeiro ano de Letras, na Universidade Estadual de Maringá, a partir de uma abordagem sócio-interacionista. Os alunos produziram textos científicos durante o ano de 2004, sendo que o gênero discursivo artigo científico foi o escolhido para análise do processo de alteração da concepção de escrita. Durante a construção do artigo, eles elaboraram um diário escrito, em que anotaram comentários sobre os vários momentos da produção. O objetivo principal do diário era refletir sobre o processo pessoal de escrita, criando uma atmosfera de interação com a mesma, passando a tê-la como um instrumento de mediação com o leitor mais próximo, o professor. Assim, foram construindo-se alterações na concepção de escrita dos alunos à medida que foram interagindo com sua própria escrita, criando um vínculo que passou a mostrá-la como trabalho, não mais como inspiração. Desta forma, aqui são analisadas as versões do artigo investigado e os diários que forarn também sendo produzidos. Os resultados demonstram que o aluno de Letras, ao final do primeiro ano, já apresenta alterações na concepção tradicional de escrita, passando a concebê-la como produto de interações sociais.
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