Estrutura e Sentimento: relações retóricas em comentários opinativos no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n2p100Palavras-chave:
Análise de sentimentos, Rhetorical Structure Theory, Facebook.Resumo
O uso das redes sociais vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. O Facebook, por exemplo, registrou mundialmente uma média de 1,47 bilhões de usuários ativos ao dia e de 2,23 bilhões ao mês em junho de 2018. Diante da enorme quantidade de usuários conectados às redes sociais, surgiu, por parte dos departamentos de marketing de grandes corporações e de analistas políticos, o interesse por minerar as opiniões dos usuários das redes a respeito de produtos, serviços, temas debatidos na sociedade, imagem de personalidades etc. Na análise de sentimentos, a descrição dos meios gramaticais e lexicais de expressão da subjetividade é utilizada para a criação de aplicações que realizem a análise automaticamente, permitindo, por exemplo, a prever tendências financeiras, intenções de voto, identificar a avaliação de produtos disponíveis online, como livros, filmes etc. Tomando como base a Rhetorical Structure Theory (RST), teoria descritiva que investiga a organização dos textos caracterizando as relações que se estabelecem entre as partes do texto, este trabalho tem como objetivo descrever as relações que emergem de comentários avaliativos em páginas públicas de empresas no Facebook.
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