Práticas Discursivas Orais Envolvendo Materiais Impressos e Narrativas Ficcionais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n3p29Palavras-chave:
Letramento emergente, Práticas discursivas, Materiais impressos.Resumo
Resumo:
Inspirados por estudos sobre letramento emergente, que indicam a importância de processos
interacionais e práticas discursivas na constituição do sujeito dito letrado, neste artigo
propomos uma discussão acerca de práticas discursivas orais envolvendo situações
interacionais entre uma criança brasileira e seus diferentes interlocutores. Nesta perspectiva,
evidenciamos as práticas em que há a presença de materiais impressos contendo narrativas
ficcionais mediando as interações. O conjunto de dados considerado no estudo insere-se
em uma proposta de pesquisa mais ampla, envolvendo o “percurso narrativo” dessa criança,
‘E’. O material coletado tem caráter longitudinal e naturalístico, sendo composto por
filmagens cotidianas feitas pelos pais. Entre os dados, separamos registros correspondentes
ao segundo ano de vida de ‘E’. Nossas análises preliminares destacam uma predominância
de situações interacionais e práticas discursivas orais envolvendo livros de histórias infantis
e textos da literatura clássica infantil lidos para ‘E’ principalmente pela mãe. A partir dos
referenciais teóricos aos quais nos filiamos, entendemos que o estabelecimento dessas práticas
é capital para a “captura” (LEMOS, 2002) da criança por esse universo simbólico e para sua
entrada no funcionamento da língua, marcada tanto por seus gestos, suas vocalizações e
falas, quanto pela interpretação do adulto e sua relação com a história narrada.
Abstract:
Inspired by studies on emerging literacy, which indicate the importance of interactional
processes and discursive practices in the constitution of the literate subject, in this article,
we propose a discussion about oral discursive practices involving interactional situations
between a Brazilian child and its different interlocutors. In this perspective, we highlight the
practices in which there is the presence of printed materials containing fictional narratives
mediating the interactions. The set of data considered in the study is part of a broader
research proposal, involving the “narrative path” of ‘E’, this child. The collected material
has a longitudinal and naturalistic character, being composed of daily filming done by the
parents. Among the data, we separate records corresponding to the second year of life of
‘E’. Our preliminary analyzes highlight a predominance of interactional situations and oral
discursive practices involving children’s storybooks and classic children’s literature texts
read to ‘E’, mainly by the mother. From the theoretical references to which we are affiliated,
we understand that the establishment of these practices is the key to the child’s “capture”
(LEMOS, 2002) for this symbolic universe and for their entry into the functioning of the
language, marked both by their gestures, vocalizations, and speech, as well as the adult’s
interpretation and their relation to the narrated history.
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