O Resumo Escolar: Uma Proposta de Ensino de Gênero

Autores

  • Anna Rachel Machado PUC-SP
  • Eliane Lousada PUC-SP
  • Lília Santos Abreu-Tardelli PUP-SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p89

Palavras-chave:

Resumo, Resumo Escolar, Gênero, Sumarização, ISD.

Resumo

Este artigo descreve uma proposta de ensino do gênero resumo escolar/acadêmico, tendo por base o quadro teóricometodológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD). São apresentados, inicialmente, a definição do modelo adotado para o ensino do resumo e os motivos da escolha desse gênero. Em seguida, são apresentados os conceitos teórico-metodológicos fundamentais que embasam as sugestões das atividades propostas e descritas no artigo. As conclusões apontam para a necessidade de ensino do resumo escolar enquanto gênero, uma vez que os textos a ele pertencentes, assim como seus respectivos contextos de produção guardam características próprias, que podem e devem ser ensinadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anna Rachel Machado, PUC-SP

Desenvolveu seus estudos de graduação em língua portuguesa e língua francesa, na PUC/Campinas, onde começou sua atividade docente. Qualificou-se como mestre em lingüística, na UNICAMP, com a dissertação Aspectos da complementação de verbos de percepção . Desenvolveu estudos de doutorado em lingüística aplicada, sob a direção da Dra. Angela Kleiman, com a pesquisa Leitura e produção de textos argumentativos na universidade . Em 1979, trabalhando na PUC/SP, continuou a desenvolver essa pesquisa, com a elaboração de material didático e com experiências didáticas. Em 1995, defendeu a tese O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola , no Programa de Estudos Pós-graduados em LAEL, da PUC/SP, sob orientação da Dra. Maria Cecília C. Magalhães e, durante quase dois anos (09/1993 06/1995), sob a direção do Dr. Jean-Paul Bronckart, na FAPSE da Universidade de Genebra.

 

Eliane Lousada, PUC-SP

Possui mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Faz parte do grupo de pesquisa ALTER (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações) e do grupo LAF (Universidade de Genebra). Atualmente é professora-doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Língua e Literatura Francesa, na Universidade de São Paulo.

Lília Santos Abreu-Tardelli, PUP-SP

É doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e licenciada em Letras pela UNICAMP. É coautora de diversos livros didáticos e paradidáticos de língua inglesa e portuguesa, dentre eles, os da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos da Editora Parábola. É autora de diversos artigos nas áreas de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e portuguesa, de linguística aplicada e do trabalho educacional. É professora do IF-SP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) desde 2005.

Downloads

Publicado

2005-07-15

Como Citar

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. O Resumo Escolar: Uma Proposta de Ensino de Gênero. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 89–101, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3638. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos