Chat Educacional: Que Espaço é Esse?

Autores

  • Alexandra Fogli Serpa Geraldini PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p39

Palavras-chave:

Metodologia de Análise, Chat Educacional, Conteúdo Temático, Fluxo Interacional, Sistema de Turnos.

Resumo

Este artigo objetiva contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia de análise de bate-papos (ou chats) educacionais. Para tanto, a configuração do espaço interacional é descrita a partir da identificação do conteúdo temático e de seu desenvolvimento. São igualmente observados os fluxos interacionais e os papéis desempenhados pelos participantes. Os resultados revelam a possibilidade e a necessidade de partir de conhecimento acumulado na área e de dados provenientes do próprio meio digital para a elaboração de uma proposta mais adequada ao meio. Algumas sugestões são feitas no que diz respeito à constituição da interação digital síncrona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Fogli Serpa Geraldini, PUC-SP

Possui graduação em Letras Tradutor Intérprete pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas (1989), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), com pesquisa na área de leitura em Francês Língua Estrangeira, e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), com pesquisa em educação distância.

Downloads

Publicado

2005-07-15

Como Citar

GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Chat Educacional: Que Espaço é Esse?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 39–70, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p39. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3635. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos