Professores a Beira de Um Ataque de Nervos: O Dilema do Trabalho Real e o Stress Ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p25Palavras-chave:
Stress, Conflito, Trabalho Prescrito, Trabalho Real, Trabalho realizado, Ator, Agir, Emoção.Resumo
Este estudo analisa a configuração discursiva, em um diário de aprendizagem, de uma situação de conflito em sala de aula. Recorrendo à semântica do agir para análise do texto, concluímos que este conflito impediu a realização do trabalho prescrito, colocando a professora face a face com o dilema do trabalho real, contribuindo, possivelmente, para o desencadeamento do stress.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.