Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n1p159

Palavras-chave:

Referenciação, Multimodalidade, Anúncio publicitário.

Resumo

 O presente artigo tem como objetivo analisar a construção do referente “veículo” em anúncios publicitários, propondo uma interface entre Referenciação e Multimodalidade. Para isso, segue a abordagem sociocognitivo-discursiva de Referenciação (cf. Cavalcante, 2011, 2012 e 2015); Koch, 2004, 2015) e utiliza, como fundamentação sobre a Multimodalidade, a Gramática do design visual (GDV).  Analisa, por meio da metafunção composicional, formada pelas subcategorias valor da informação, saliência e framing, a construção referencial em quatro anúncios publicitários de veículos. Diante das análises realizadas, conclui que as categorias saliência e framing ocorrem de forma complementar na construção do Referente, tornando-se, de certo modo, redundantes, pois aquilo que é disposto na imagem como elemento desconectado e, portanto, funcionando de forma independente, coincide com aquilo que é evidenciado, posto em posição destacada, na maioria das vezes, centralizado na imagem. Especificamente, quanto ao gênero discursivo analisado, percebe-se que o referente “veículo” é o núcleo da informação visual, confirmado pelo efeito de apagamento sofrido pelos elementos ao fundo. Os resultados obtidos apontam que a composição visual mantem relação direta com a construção do Referente.

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Biografia do Autor

Luciene Helena da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre e doutoranda em Linguìstica (PPGL/UFC)

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Pernambuco -UFPE (2005), Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Gêneros: estudos teóricos e metodológicos/GETEME/PPGL/UFC.

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Publicado

2019-07-04

Como Citar

DA SILVA, L. H.; DE SOUSA, M. M. F. Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 159–179, 2019. DOI: 10.5433/2237-4876.2019v22n1p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/35834. Acesso em: 1 maio. 2024.