A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p199Palavras-chave:
Análise Linguística, Ensino de Inglês, Argumentação.Resumo
A busca por um procedimento metodológico que possibilite ao aprendiz de língua inglesa lidar com as estruturas no contexto de interação tem sido meta preconizada pelos PCN de língua estrangeira (1998). Assim, objetiva-se neste artigo apresentar uma análise sobre a possibilidade de se trabalhar exercícios com gêneros textuais, considerando as duas concepções de argumentação: a retórica e a linguística. Para tanto, como fundamentação teórica, associamos a proposta de Ducrot (1987; 1988), com ênfase para os postulados da Teoria de Argumentação na Língua, e a perspectiva de Análise Linguística, de Geraldi (1984; 1997). Nesse contexto, compreende-se o Livro Didático de língua inglesa como importante corpus de análise, visto que, a partir da atividade selecionada, é possível fazer análise de natureza qualitativa, de base descritiva e com caráter propositivo. Verifica-se que o ensino na perspectiva dos gêneros textuais/discursivos proporciona ao estudante o contato com variados textos, os quais de fato circulam na sociedade. Em suma, a análise reflexiva proposta e as sugestões de ampliação visam contribuir com os estudos e as pesquisas da Semântica Argumentativa, a partir da abordagem de procedimentos que auxiliam o trabalho do professor de inglês como língua estrangeira.Downloads
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