A relação entre o plano da expressão e o plano do conteúdo no processo de referenciação e produção de sentidos no texto publicitário

Autores

  • Anneliese Maria Bento Gama de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p55

Palavras-chave:

Referenciação, Expressão, Conteúdo.

Resumo

Este texto propõe um estudo investigativo da relação entre o verbal e o não verbal através da análise do plano da expressão e do conteúdo, no processo de referenciação e produção de efeitos de sentidos no texto publicitário. Ele apresenta uma leitura detalhada dos elementos lexicais (enunciados), espaciais (disposição das palavras e das imagens no texto) e imagéticos (figuras, desenhos, cores, tipo de letra e textura, luz, etc.), considerando a relação entre o verbal e o não verbal como resultante da permeabilidade existente entre os planos da expressão, do conteúdo e a situação enunciativa.

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Biografia do Autor

Anneliese Maria Bento Gama de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), sob orientação da Prof. Dra. Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Atualmente é aluna do curso de Doutorado em Língua Portuguesa e Lingüística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com estágio de Doutorado Sanduíche realizado na Université de Genève, na Suíça, pelo CNPq, no período entre Janeiro/2008 a Julho/2008, sob orientação do Prof. Dr. Jean-Paul Bronckart.

 

 

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Publicado

2008-07-15

Como Citar

CARVALHO, Anneliese Maria Bento Gama de. A relação entre o plano da expressão e o plano do conteúdo no processo de referenciação e produção de sentidos no texto publicitário. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 55–73, 2008. DOI: 10.5433/2237-4876.2008v11n1p55. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3080. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos