O ensino de Língua Portuguesa na cultura lusófona: reflexões teóricas e metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p43Palavras-chave:
Ensino/aprendizagem, Língua Portuguesa, Formação docente.Resumo
Parte de um estudo mais amplo a respeito das relações entre Língua, Cultura e Sociedade na formação de professores de Língua Portuguesa, vinculado ao IP-PUC/SP, este artigo reflete acerca de algumas propostas para a atualização de questões teóricas e metodológicas do ensino/aprendizagem. De maneira geral, as propostas existentes não se têm pautado numa metodologia centrada no aluno como sujeito de seu aprendizado, tendo o professor como auxiliador. A interação compromissada entre educador e educando não tem sido levada a cabo, havendo, no momento, uma inadequação teórico-metodológica para realizações de ações profícuas para o processo de ensino/aprendizagem de Português.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, Regina Helena Pires de Brito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










