O ensino de Língua Portuguesa na cultura lusófona: reflexões teóricas e metodológicas

Autores

  • Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Regina Helena Pires de Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p43

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem, Língua Portuguesa, Formação docente.

Resumo

Parte de um estudo mais amplo a respeito das relações entre Língua, Cultura e Sociedade na formação de professores de Língua Portuguesa, vinculado ao IP-PUC/SP, este artigo reflete acerca de algumas propostas para a atualização de questões teóricas e metodológicas do ensino/aprendizagem. De maneira geral, as propostas existentes não se têm pautado numa metodologia centrada no aluno como sujeito de seu aprendizado, tendo o professor como auxiliador. A interação compromissada entre educador e educando não tem sido levada a cabo, havendo, no momento, uma inadequação teórico-metodológica para realizações de ações profícuas para o processo de ensino/aprendizagem de Português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

É pós-doutor pela Universidade do Porto/Portugal. Concluiu o doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo em 1987. Atualmente, é professor titular da Pontificia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, consultor "ad hoc" da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, membro de diretoria do Sindicato dos Professores, membro do GT de Linguística Brasileira da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística.

 

Regina Helena Pires de Brito, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-Doutora pela Universidade do Minho (Braga-Portugal), Doutora e Mestre em Lingüística pela FFLCH-USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Portugueses da USP. É membro do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Lingüística de Timor-Leste e do Grupo de Historiografia Lingüística do IP-PUC-SP. Ao lado de Benjamin Abdala Junior, coordena o projeto Universidades em Timor-Leste, que visa à sensibilização para a comunicação em língua portuguesa e que se encontra em fase de adaptação para o contexto moçambicano. É pesquisadora do projeto Lusocom: estudo das políticas de comunicação e discursos no espaço lusófono, junto ao CECS do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Portugal).

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa; BRITO, Regina Helena Pires de. O ensino de Língua Portuguesa na cultura lusófona: reflexões teóricas e metodológicas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 43–53, 2008. DOI: 10.5433/2237-4876.2008v11n1p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3079. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos