O ensino de língua portuguesa no Estado do Paraná: uma abordagem sobre a concepção de linguagem do século XIX e a concepção priorizada atualmente pelos PCNs
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n2p241Palavras-chave:
PCNs, Concepção de linguagem, Paraná.Resumo
Neste trabalho objetivamos apresentar um breve perfil do ensino de Língua Portuguesa no século XIX, estabelecendo um paralelo com os ( PCNs) vigentes. Buscamos analisar a concepção do ensino de Língua Portuguesa no Estado do Paraná e verificar as mudanças que ocorreram no ensino até então. Primeiramente iremos abordar a maneira como era tratada a disciplina no Brasil, para em seguida falarmos especificamente sobre o Paraná. Podemos constatar, ao final desta pesquisa, que o conteúdo trabalhado no século XIX focalizava-se exclusivamente no ensino de aspectos gramaticais, ao contrário do que prevê os PCNs atuais, que priorizam o texto como objeto de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.