Mulheres de negócios comandam? uma análise do discurso a partir do editorial SEBRAE sobre a mulher
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p213Palavras-chave:
Análise do Discurso, Capital, Mulher.Resumo
O presente trabalho constitui uma análise preliminar aos estudos de construção da tese de doutoramento em Linguística, e tem por finalidade analisar, a partir dos fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa com a filiação teórico-metodológica do Materialismo Histórico Dialético, a posição de sujeito assumida pelo presidente do SEBRAE ao falar sobre e para a mulher de negócios em editorial publicado na Revista Conhecer Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O objetivo é observar, com a escritura do discurso do Capital e seus efeitos de sentidos, compreendidos nas contradições sociais, relações sócio históricas e ideológicas que constituem o processo discursivo, como se constrói uma representação da mulher para a formação discursiva (FD) de mercado - que mobiliza dizeres e valores, e ao mesmo tempo tenta mostrar-se como construindo um discurso novo sobre a mulher. A partir disso é possível analisar porque certas posturas são valorizadas e porque certos dizeres são materializados (e outros silenciados) pela publicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Signum: Estudos da Linguagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.