Mulheres de negócios comandam? uma análise do discurso a partir do editorial SEBRAE sobre a mulher

Autores

  • CRISTIANE GOMES DE Souza UNIVERSIDADE FERAL DE ALAGOAS FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p213

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Capital, Mulher.

Resumo

O presente trabalho constitui uma análise preliminar aos estudos de construção da tese de doutoramento em Linguística, e tem por finalidade analisar, a partir dos fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa com a filiação teórico-metodológica do Materialismo Histórico Dialético, a posição de sujeito assumida pelo presidente do SEBRAE ao falar sobre e para a mulher de negócios em editorial publicado na Revista Conhecer Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O objetivo é observar, com a escritura do discurso do Capital e seus efeitos de sentidos, compreendidos nas contradições sociais, relações sócio históricas e ideológicas que constituem o processo discursivo, como se constrói uma representação da mulher para a formação discursiva (FD) de mercado - que mobiliza dizeres e valores, e ao mesmo tempo tenta mostrar-se como construindo um discurso novo sobre a mulher. A partir disso é possível analisar porque certas posturas são valorizadas e porque certos dizeres são materializados (e outros silenciados) pela publicação. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

CRISTIANE GOMES DE Souza, UNIVERSIDADE FERAL DE ALAGOAS FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS

Psicologia

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

SOUZA, C. G. D. Mulheres de negócios comandam? uma análise do discurso a partir do editorial SEBRAE sobre a mulher. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 213–239, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n3p213. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/26495. Acesso em: 2 maio. 2024.