Efeito retroativo e multimodalidade no ENEM: análise de questões de inglês e espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n1p136Palavras-chave:
Efeito Retroativo, ENEM, Multimodalidade.Resumo
O presente artigo discute o efeito retroativo potencial do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na sala de aula de línguas estrangeiras a partir da análise de algumas questões de língua inglesa e língua espanhola utilizadas nas edições de 2013, 2014 e 2015 do ENEM. Esta discussão tem por base os trabalhos de Alderson & Wall (1993), Bachman & Palmer (1996), Scaramucci (2004) e Quevedo-Camargo (2014), assim como a Teoria da Multimodalidade, baseada nos pressupostos teóricos de Kress & Van Leuween (1996) e Baldry & Thibault (2006), que definem o texto multimodal como aquele que tem seus significados realizados por várias semioses, como linguagem, gesto, movimento, imagens, letras, cores, dentre outros. O artigo se configura como uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a interpretação e reinterpretação de dados, e caracteriza-se como um estudo de caso interpretativista. As análises das questões em inglês e espanhol levam-nos a refletir sobre os elementos que compõem o ensino de leitura de textos verbais e não verbais bem como sobre a importância de a escola desenvolver multiletramentos.
Palavras-chave: Efeito Retroativo; ENEM; Multimodalidade.
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