Brasileiros e italianos no léxico das publicidades das revistas veja e l’espresso: Marcas de uma cultura de estereotipia

Autores

  • Edson Roberto Bogas Garcia UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga-SP. UNIP - Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p440

Palavras-chave:

publicidade, unidades lexicais, estereotipo, Linguística de Corpus.

Resumo

Por meio do levantamento de publicidades impressas veiculadas pela revista Veja e pela revista L’Espresso, publicadas entre novembro de 2012 e abril de 2013, nas quais o homem é o público-alvo selecionado, objetivamos averiguar se os itens lexicais presentes nesses textos escritos são portadores de aspectos semânticos capazes de apontar relações que caracterizem os estereótipos de masculinidade nos dois países investigados, Brasil e Itália. Para a descrição e apreciação de tais itens, utilizamos a metodologia da Linguística de Corpus, fazendo uso do programa Wordsmith Tools. Dentro dessa perspectiva, empregamos as ferramentas WordList, com o intuito de fornecer as listas de itens léxicos a serem estudados, e Concord, para perceber o seu cotexto/contexto. Averiguamos, a partir dessa metodologia, em nossas pesquisas, que o texto publicitário escrito, ao usar unidades lexicais dotadas de carga semântica específica, revela e tende a perpetuar esses estereótipos na sociedade das duas nações.

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Biografia do Autor

Edson Roberto Bogas Garcia, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga-SP. UNIP - Universidade Paulista

Pós-doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", câmpus de São José do Rio Preto. Professor de Língua Portuguesa da UNIFEV e da UNIP

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Publicado

2016-12-16

Como Citar

GARCIA, E. R. B. Brasileiros e italianos no léxico das publicidades das revistas veja e l’espresso: Marcas de uma cultura de estereotipia. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 440–469, 2016. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n2p440. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25045. Acesso em: 6 maio. 2024.