Diminutivos: Uma análise comparativa entre o português e o inglês

Autores

  • Rafael Martins Rocha Universidade de Brasília (UnB).
  • Helena da Silva Guerra Vicente Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p391

Palavras-chave:

diminutivos, morfologia avaliativa, flexão/derivação

Resumo

Diminutivos, sejam eles expressos pela forma sintética ou analítica, constituem um fenômeno comum às línguas do mundo. Em se tratando das formações morfológicas, porém, as propriedades dos afixos avaliativos podem variar a depender das particularidades de cada língua. Este artigo analisa comparativamente a expressão do diminutivo sintético no português e no inglês. Considera-se, portanto, que ambas as línguas dispõem de sufixos de diminutivo embora seja inquestionável a maior produtividade de construções morfológicas no português que no inglês. A investigação se concentra nos sufixos predominantemente empregados para a formação de diminutivos: -inho/-zinho e -ie/y, respectivamente.  Uma das principais questões que têm motivado debates acerca do tema é a tentativa de classificação da morfologia avaliativa em relação às categorias flexionais e derivacionais. Baseando-se nos diversos estudos linguísticos sobre o fenômeno sob os mais variados enfoques produzidos na literatura, a comparação do diminutivo das duas línguas visa a levantar discussões quanto à natureza desse processo. 

Biografia do Autor

Rafael Martins Rocha, Universidade de Brasília (UnB).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília.

Área de concentração: Teoria e Análise Linguística.

Linha de pesquisa: Gramática: Teoria e Análise.

Helena da Silva Guerra Vicente, Universidade de Brasília (UnB)

Possui mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2006). Como bolsista da CAPES, fez estágio de doutorando (2004-2005) no departamento de Lingüística da University of California, San Diego. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) da Universidade de Brasília, atuando na graduação e na pós-graduação.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

ROCHA, Rafael Martins; VICENTE, Helena da Silva Guerra. Diminutivos: Uma análise comparativa entre o português e o inglês. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 391–414, 2016. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n2p391. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/24533. Acesso em: 2 jul. 2024.