“Tenho 8% de gordura”: processos de subjetivação da celebridade sob a moral da boa forma
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n1p56Resumo
Nosso intuito neste artigo consiste em apreender o funcionamento de discursos midiáticos em torno do corpo da celebridade, para descrevermos os modos através dos quais o sujeito celebridade é constituído, na relação com o corpo e com saberes e práticas que emergem dessa relação. Para tanto, tomamos como subsídio teórico as reflexões de Michel Foucault acerca do corpo, observado num viés discursivo. As materialidades de análise constituem-se de notícias veiculadas no site Ego. No exame dessas notícias, demonstramos que o sujeito celebridade subjetiva-se a partir de práticas e saberes que incidem sobre a construção de um corpo torneado sob a moral de forma e, ao mesmo tempo, utiliza-se desses discursos como possibilidades para permanecerem sob a órbita do aparato midático. Além disso, do discurso da celebridade emergem marcas linguístico-enunciativas referentes a índices e taxas de gordura, quantidade de exercícios físicos e de treinamento, tratamentos nutricionais e dietas peculiares, entre outros aspectos, responsáveis por enxertar esse corpo sob os limites de uma moral da boa forma, de uma ascética que privilegia a exibição de formas físicas magras, torneadas e atléticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.