O sujeito na/da arte contemporânea nos entremeios dos discursos da/sobre arte
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p170Palavras-chave:
Análise de Discurso, Arte contemporânea, Contradição.Resumo
Pela categoria da contradição discursiva, este artigo focaliza o sujeito na/da arte contemporânea, do lugar de entremeio de áreas do conhecimento, nos entremeios do discurso artístico e sobre o artístico, como parte das discussões que foram foco da mesa-redonda Discurso da Arte e(m) Discursos sobre a Arte, durante a realização da 3ª. JIED (Jornada Internacional de Estudos do Discurso) e do 2º. EIID (Encontro Internacional da Imagem em Discurso). Objetiva-se, na relação entre Arte e Linguística, do lugar de analista de discurso, problematizar os sentidos possíveis para esse sujeito que se constitui e transita entre a estabilização e o movimento de sentidos nos discursos artístico e sobre o artístico. Como referencial teórico, adota-se a Análise de Discurso (AD) materialista, perspectiva do filósofo francês Michel Pêcheux, em diálogo com estudos empreendidos na Arte, por Anne Cauquelin, e, em especial, por meio das relações entre Arte e Psicanálise lacaniana, promovidas por Tania Rivera.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.