Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres

Autores

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p35

Palavras-chave:

Prática de ensino de inglês, contextos inexplorados, licenciatura Letras/Inglês.

Resumo

Contextos de ensino são fundamentais para estabelecer relações entre teoria e prática de sala de aula. Uma das etapas desse processo consiste em ‘observar’ movimentos ocorridos nas escolas, ações realizadas pelos professores e atitudes e comportamentos dos alunos diante dos conteúdos trabalhados e as relações estabelecidas. Assim, propusemos a quatro alunos-mestres, após escolherem o contexto com que mais se identificavam e, posteriormente, desenvolveriam a regência, um momento de reflexão quanto ao papel e à importância da fase de observação. Neste artigo, refletimos sobre o lugar daquela etapa do estágio em língua inglesa, considerando os contextos eleitos: ensino de inglês para alunos da Educação Infantil e para alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais. Trechos dos discursos dos alunos-mestres em uma aula na disciplina de Estágio Supervisionado II, no curso de licenciatura Letras/Inglês de uma Universidade do Paraná, foram transcritos e analisados com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, de que toda produção textual (escrita e/ou oral) se insere em um contexto sócio-histórico-cultural, que determina o contexto de produção do texto e sua utilização pelos leitores/ouvintes. Por se tratar de uma atuação ainda inexplorada na prática de ensino dos cursos de Letras-Inglês, a observação prévia dos contextos foi essencial para tomadas de decisões mais conscientes por parte dos alunos-mestres.


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Publicado

2016-12-16

Como Citar

TONELLI, J. R. A. Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 35–65, 2016. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n2p35. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23218. Acesso em: 1 maio. 2024.