A significação e o sentido do corpo orgástico no cinema pornô
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p149Palavras-chave:
Corpo e sentido. Figurativização. Cinema pornô.Resumo
No início dos anos 1970, três filmes fundaram um modo determinante para a representação das relações sexuais nas telas dos cinemas: Garganta profunda (1972); O diabo na carne de Miss Jones (1973); e Atrás da porta verde (1972). Nesses filmes, a insatisfação, a inocência, a curiosidade, e a incompletude, entendidas como percursos temáticos abstratos, ganham concretude pelo procedimento da figurativização dos corpos femininos instalados no enunciado fílmico, imersos em uma busca, voluntária ou não, da completude carnal. Para a semiótica francesa, a figurativização é um processo importante na fundamentação de um discurso qualquer: trata-se de um procedimento semântico em que conteúdos percebidos como mais “concretos” recobrem os percursos temáticos mais “abstratos”. Nosso propósito é verificar, por meio da semiótica discursiva, como tais percursos temáticos abstratos são concretizados, figurativizados para transmitir um efeito de sentido pretendido pelo enunciador, além de investigar a representação do corpo projetada no texto fílmico. A partir desses três filmes do erotismo em excesso, o cinema erótico hardcore, pretendemos lançar as bases para a fundação de uma semiótica da representação sexual no cinema pornô, cuja figurativização do corpo em êxtase, no enunciado, torna-se ponto crucial para o estabelecimento desse gênero de filme.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.