Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola

Autores

  • Margarida Rosa Álvares Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Elena Ortiz Preuss Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p92

Palavras-chave:

Gêneros orais, Espanhol, Livros didáticos.

Resumo

 

Estudos diversos apontam que o trabalho com os gêneros orais tem sido marginalizado em sala de aula, tanto de língua materna (LM) quanto de língua estrangeira (LE). A partir dessa constatação, nosso artigo pretende analisar o espaço dado aos gêneros orais em dois livros didáticos de língua espanhola. Valendo-nos da pesquisa bibliográfica, analisamos livros escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos anos de 2012 e 2015. Para cumprir com nosso objetivo, expusemos um panorama teórico sobre os gêneros discursivos e discursivos orais, apresentamos a metodologia utilizada, analisamos o espaço dado aos gêneros orais nos livros analisados e concluímos evidenciando que ainda há uma primazia pelo trabalho pedagógico a partir de gêneros discursivos escritos, embora na comparação entre as obras, o livro didático mais recente apresenta mais atividades com gêneros discursivos orais.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Margarida Rosa Álvares, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente da Faculdade de Letras, Área de espanhol, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Elena Ortiz Preuss, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística e da Faculdade de Letras, Área de espanhol, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

ÁLVARES, M. R.; ORTIZ PREUSS, E. Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 92–120, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21817. Acesso em: 2 maio. 2024.