Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p92Palavras-chave:
Gêneros orais, Espanhol, Livros didáticos.Resumo
Estudos diversos apontam que o trabalho com os gêneros orais tem sido marginalizado em sala de aula, tanto de língua materna (LM) quanto de língua estrangeira (LE). A partir dessa constatação, nosso artigo pretende analisar o espaço dado aos gêneros orais em dois livros didáticos de língua espanhola. Valendo-nos da pesquisa bibliográfica, analisamos livros escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos anos de 2012 e 2015. Para cumprir com nosso objetivo, expusemos um panorama teórico sobre os gêneros discursivos e discursivos orais, apresentamos a metodologia utilizada, analisamos o espaço dado aos gêneros orais nos livros analisados e concluímos evidenciando que ainda há uma primazia pelo trabalho pedagógico a partir de gêneros discursivos escritos, embora na comparação entre as obras, o livro didático mais recente apresenta mais atividades com gêneros discursivos orais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.