As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p276Palavras-chave:
Narrativas pessoais, Ensino da escrita em espanhol, Ensino médio.Resumo
A prática da escrita significativa no ensino-aprendizagem de língua estrangeira é sempre postergada e praticamente inexistente na educação básica. Neste trabalho, analisamos as estratégias narrativas utilizadas por uma aluna do ensino médio profissionalizante de uma escola pública, considerando a escrita e a reescrita de um texto produzido em espanhol. Este trabalho fez parte de uma experiência didática mais ampla posta em prática na última série do ensino médio, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no campus Marechal Deodoro, no primeiro semestre de 2013, e teve por objetivo desenvolver a habilidade escrita dos alunos em Espanhol como língua estrangeira, numa visão de processo e na perspectiva de produção de um gênero textual. Para isso, utilizamos as narrativas pessoais, que são um gênero textual muito frequente nas nossas interações orais do dia-a-dia. Segundo Labov e Waletsky (1967), na estrutura interna dessas narrativas orais existem certos elementos que são geralmente incorporados pelas narrativas escritas. A análise mostrou que a aprendizagem da escrita aconteceu por meio de um processo, e que o uso do gênero narrativa pessoal como estratégia de ensino foi eficiente, na medida em que, supostamente, contribuiu para mostrar e ajudar a conscientizar a aluna colaboradora sobre como esse processo se realizou, a partir do ensino explícito que envolveu o planejamento, a escrita e a reescrita do texto produzido.Downloads
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