Os adjetivos exclusivamente pré-nominais do português
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p377Palavras-chave:
Adjetivos exclusivamente pré-nominais, Adjetivos do português, Adjetivos núcleos.Resumo
Os adjetivos exclusivamente pré-nominais do português, ou mesmo de outras línguas românicas, são tratados en passant pela literatura. Pouco se sabe sobre suas propriedades e praticamente não há explicação do por que de sua existência. Este trabalho busca dar alguns passos para o entendimento dessas questões. As propriedades mencionadas pela literatura, de modo geral, se confundem com propriedades de adjetivos de posicionamento fixo ou adjetivos que podem ser prenominalizados. Após discussão de dados, mostramos que duas propriedades se destacam, que é o fato de os adjetivos exclusivamente pré-nominais não ocorrerem em NPs, mas apenas em DPs do português – o que mostra que estes adjetivos possivelmente são gerados numa posição mais alta que o nome –, e que seu significado é independente do nome que o acompanha, ou seja, que estes adjetivos não são selecionados pelo nome, mas ao contrário, o selecionam sintaticamente. Estas distinções nos dizem muito ainda sobre os demais adjetivos e acabam indiretamente apresentando argumentos a favor da adjunção à direita para os demais adjetivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.