Processos de assimilação envolvendo as consoantes oclusivas dentais /t,d/ no português brasileiro

Autores

  • Dermeval da Hora Universidade Federal da Paraíba / CNPq
  • Pedro Felipe de Lima Henrique UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p206

Palavras-chave:

Palatalização das oclusivas dentais, variação linguística, assimilação regressiva, assimilação progressiva.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é apresentar, com base na sociolinguística quantitativa, uma análise do processo de assimilação que envolve as oclusivas dentais/alveolares t,d/. De início, será apresentada uma visão geral da assimilação regressiva, já bastante estudada no Português Brasileiro (PB) e, em seguida, serão analisados contextos de assimilação progressiva na comunidade de fala de Itabaiana - Paraíba. O que motiva essa última análise é o fato de, no dialeto itabaiano, o processo de assimilação progressiva, como em muito e gosto, sob influência do contexto fonológico precedente, ser mais produtivo do que o processo de assimilação regressiva, como em pote e bote, mais geral, quando se pensa no PB. A abordagem teórico-metodológica que serve como pano de fundo para a pesquisa é a teoria da variação, ou sociolinguística quantitativa, William Labov (1966, 1972). Os dados coletados e a serem analisados fazem parte do Projeto Variação Linguística da Paraíba – VALPB -  (Hora, 1993). A amostra é constituída de 36 informantes da comunidade, estratificados de acordo com o sexo, a faixa etária e os anos de escolarização. Como resultados favoráveis à aplicação da regra de palatalização, o Programa Goldvarb (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005) selecionou os seguintes fatores: sexo (masculino), escolaridade (nenhuma escolaridade), contexto fonológico seguinte (vogal posterior alta), contexto fonológico precedente (monotongo) e tonicidade (sílabas postônicas).  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval da Hora, Universidade Federal da Paraíba / CNPq

Professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba, atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Leciona as disciplinas de Sociolinguística e Fonologia. Como Pesquisador de Produtividade 1B do CNPq desenvolve o Projeto VALPB - Fase III: variação, estilo, atitude, percepção e acomodação. Delegado da ALFAL para o Brasil desde 2005. Coodenador da Área de Letras e Linguística da CAPES desde 2011.

Pedro Felipe de Lima Henrique, UFPB

Graduado em Letras Português pela Universidade Federal da Paraíba e pesquisador do Laboratório de Variação Linguística da Paraíba (VAL-PB). Foi bolsista de iniciação Científica por três anos do referido laboratório e trabalha com Sociolinguística quantitativa e Fonologia.

Downloads

Publicado

2015-01-11

Como Citar

DA HORA, Dermeval; HENRIQUE, Pedro Felipe de Lima. Processos de assimilação envolvendo as consoantes oclusivas dentais /t,d/ no português brasileiro. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 206–230, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n1p206. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/20149. Acesso em: 2 jan. 2025.