Forma e estilo no ensino da língua: variação e uso linguísticos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p231Palavras-chave:
variação linguística e social, estilística, discurso, escolhas lexicais, ensino de gramáticaResumo
A aceitação de conceitos descritivo-referenciais de objetos direciona as formas de análise e perscrutação desses mesmos objetos. Isso não é diferente nos estudos linguísticos. Aceitar que línguas são sistemas socializados e culturalmente determinados de representação de mundos e seus eventos (FERRAREZI, 2010) implica aceitar que as línguas mudam conforme ocorrem mudanças culturais e sociais em uma comunidade linguística. Neste artigo, investigamos a motivação para a produção discursiva não como representação de conceitos, mas como processo de valorização da forma. Tratamos da produção do discurso-forma como meio de consecução de objetivos comunicativos e sociais e não do discurso referencial, baseado no conteúdo e nos sentidos decorrentes da referenciação. Ou seja, em vez da produção dos sentidos, o que está em jogo na fala objeto de nossa análise é o impacto das formas produzidas e da forma de produção, cujos sentidos referenciais o próprio autor assume desconhecer. Pretendemos, com isso, ressaltar na sala de aula o estudo da língua por meio de fatores sociais e culturais, levando em conta as diversas construções morfológicas e sintáticas permitidas na interação entre sujeito, língua e mundo.
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