Forma e estilo no ensino da língua: variação e uso linguísticos

Autores

  • Geraldo José Rodrigues Liska Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Celso Ferrarezi Júnior Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p231

Palavras-chave:

variação linguística e social, estilística, discurso, escolhas lexicais, ensino de gramática

Resumo

A aceitação de conceitos descritivo-referenciais de objetos direciona as formas de análise e perscrutação desses mesmos objetos. Isso não é diferente nos estudos linguísticos. Aceitar que línguas são sistemas socializados e culturalmente determinados de representação de mundos e seus eventos (FERRAREZI, 2010) implica aceitar que as línguas mudam conforme ocorrem mudanças culturais e sociais em uma comunidade linguística. Neste artigo, investigamos a motivação para a produção discursiva não como representação de conceitos, mas como processo de valorização da forma. Tratamos da produção do discurso-forma como meio de consecução de objetivos comunicativos e sociais e não do discurso referencial, baseado no conteúdo e nos sentidos decorrentes da referenciação. Ou seja, em vez da produção dos sentidos, o que está em jogo na fala objeto de nossa análise é o impacto das formas produzidas e da forma de produção, cujos sentidos referenciais o próprio autor assume desconhecer. Pretendemos, com isso, ressaltar na sala de aula o estudo da língua por meio de fatores sociais e culturais, levando em conta as diversas construções morfológicas e sintáticas permitidas na interação entre sujeito, língua e mundo.

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Biografia do Autor

Geraldo José Rodrigues Liska, Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos Linguísticos (Área: Linguística Aplicada. Linha: Ensino do Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais., UFMG, Belo Horizonte-MG, Brasil. Secretário Executivo da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG, Alfenas-MG, Brasil, 37130-000

Celso Ferrarezi Júnior, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Linguística - Semântica pela Universidade Federal de Rondônia (1998) e Pós-Doutor em Semântica pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG, Alfenas-MG, Brasil, 37130-000

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Publicado

2015-01-11

Como Citar

RODRIGUES LISKA, Geraldo José; FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Forma e estilo no ensino da língua: variação e uso linguísticos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 231–252, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n1p231. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/20042. Acesso em: 12 nov. 2024.