Proposta de ensino de produção de texto dissertativo-argumentativo pela Teoria dos Blocos Semânticos

Autores

  • Cláudio Primo Delanoy Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lauro Gomes Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p167

Palavras-chave:

Bloco semântico, Ensino, Texto dissertativo-argumentativo.

Resumo

Este trabalho propõe-se a explicitar uma proposta de ensino de produção de texto dissertativo-argumentativo, com base em conceitos e princípios da teoria da Argumentação na Língua (ADL), de Ducrot (1990; 2009), e, sobretudo, em ferramentas postas à disposição pela Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), de Carel (1995; 2005), e Carel e Ducrot (2005). Para tanto, analisa-se, primeiramente, a proposta de redação do Enem 2012, com vistas a encontrar as unidades semânticas básicas de seus textos motivadores, as quais, ao serem associadas a aspectos argumentativos de blocos semânticos que as originam, podem, a partir das relações semânticas existentes dentro de um mesmo bloco, orientar percursos argumentativos eficazes a serem realizados no texto dissertativo-argumentativo. Verifica-se, ademais, em que medida os encadeamentos argumentativos transgressivos apresentam-se, em redações argumentativas, como mais convincentes do que os encadeamentos argumentativos normativos. Em vista disso, este trabalho poderá fornecer subsídios teórico-metodológicos aos professores que trabalham diretamente com o ensino de leitura e produção de textos, tanto na educação básica como na superior. 

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Biografia do Autor

Cláudio Primo Delanoy, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Linguística pela PUCRS. Atualmente é pós-doutorando na Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa FAPERGS/ CAPES.

Lauro Gomes, Universidade de Passo Fundo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROSUP/CAPES.

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Publicado

2015-12-10

Como Citar

DELANOY, C. P.; GOMES, L. Proposta de ensino de produção de texto dissertativo-argumentativo pela Teoria dos Blocos Semânticos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 167–188, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p167. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18389. Acesso em: 1 maio. 2024.