Análise crítica do gênero reportagem didática na revista nova escola

Autores

  • Francieli Matzenbacher Pinton UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p349

Palavras-chave:

Análise de gênero, Reportagem didática, Revista Nova Escola.

Resumo

Partindo da concepção de gênero como ação social, tipificada e recorrente (MILLER, 1984; BAZERMAN, 2009), este artigo tem por objetivo analisar criticamente o gênero reportagem didática veiculado na revista Nova Escola entre os anos 2006 e 2010. O corpus é constituído de 15 reportagens destinadas à popularização de conhecimentos sobre o ensino de produção textual na educação básica. As reportagens foram analisadas à luz da Análise de Gênero na perspectiva da Sociorretórica (SWALES,1990, 1998; BAZERMAN, 2006, 2009) e do Metadiscurso (HYLAND, 2005). Os resultados apontam para quatro movimentos retóricos que visam à didatização de um determinado conteúdo e sua posterior aplicação em sala de aula. As estratégias metadiscursivas utilizadas são: 1) atenuadores; 2) enfatizadores; 3) atitudinais; 4) auto-menção e 5) marcadores de atenção. Portanto, os operadores utilizados reforçam o propósito da revista e do gênero discursivo que é a orientação diretiva dos conteúdos e das metodologias divulgados para seus leitores.

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Publicado

2015-12-10

Como Citar

PINTON, Francieli Matzenbacher. Análise crítica do gênero reportagem didática na revista nova escola. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 349–376, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p349. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18120. Acesso em: 29 dez. 2024.