Tarefas de aprendizagem de inglês mediadas pela lousa digital interativa: efeitos motivacionais em tarefas de resolução de problemas e socialização de informações pessoais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p130Palavras-chave:
Motivação, Tarefas de aprendizagem, Lousa Digital InterativaResumo
Alguns autores já sugeriram que diferentes tarefas de aprendizagem influenciam a motivação de aprendizes de L2 de formas distintas. Neste artigo buscamos (a) compreender de que forma a motivação de aprendizes de inglês varia ao longo de duas tarefas de Resolução de Problemas e Socialização de Informações Pessoais mediadas pela Lousa Digital Interativa (LDI) e (b) analisar o que pode ter ocasionado a variabilidade na motivação desses aprendizes. Para tanto, consideramos a dimensão diacrônica, situacional e complexa da motivação, baseando-nos em concepções do Modelo Processual de Motivação de L2 de Dörnyei e Ottó (1998), da base motivacional das tarefas (DÖRNYEI e TSENG, 2009; JULKÜNEN, 2001) e da LDI como elemento motivador em aulas de L2 (MERCER et al, 2010). Este estudo transversal de métodos mistos foi realizado em uma escola privada de idiomas com 29 aprendizes de inglês. Utilizamos anotações de observações da condução de tarefas de aprendizagem e Escalas Situacionais como instrumentos de geração e coleta de dados. Os resultados indicam, por exemplo, que as tarefas possuem diferentes padrões de motivação situacional, em consequência da escolha do tópico da tarefa, do apoio do professor, da (in)suficiência de estratégias autorregulatórias de sustentação da motivação, dentre outros.
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