Tarefas de aprendizagem de inglês mediadas pela lousa digital interativa: efeitos motivacionais em tarefas de resolução de problemas e socialização de informações pessoais

Autores

  • Samara Freitas Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Mestranda
  • Janaina Weissheimer Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Professora Doutora

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p130

Palavras-chave:

Motivação, Tarefas de aprendizagem, Lousa Digital Interativa

Resumo

Alguns autores já sugeriram que diferentes tarefas de aprendizagem influenciam a motivação de aprendizes de L2 de formas distintas. Neste artigo buscamos (a) compreender de que forma a motivação de aprendizes de inglês varia ao longo de duas tarefas de Resolução de Problemas e Socialização de Informações Pessoais mediadas pela Lousa Digital Interativa (LDI) e (b) analisar o que pode ter ocasionado a variabilidade na motivação desses aprendizes. Para tanto, consideramos a dimensão diacrônica, situacional e complexa da motivação, baseando-nos em concepções do Modelo Processual de Motivação de L2 de Dörnyei e Ottó (1998), da base motivacional das tarefas (DÖRNYEI e TSENG, 2009; JULKÜNEN, 2001) e da LDI como elemento motivador em aulas de L2 (MERCER et al, 2010). Este estudo transversal de métodos mistos foi realizado em uma escola privada de idiomas com 29 aprendizes de inglês. Utilizamos anotações de observações da condução de tarefas de aprendizagem e Escalas Situacionais como instrumentos de geração e coleta de dados. Os resultados indicam, por exemplo, que as tarefas possuem diferentes padrões de motivação situacional, em consequência da escolha do tópico da tarefa, do apoio do professor, da (in)suficiência de estratégias autorregulatórias de sustentação da motivação, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Freitas Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Mestranda

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro do grupo de pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, atuando na linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem mediados por computador.

Janaina Weissheimer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Professora Doutora

Professora adjunta III do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFRN), atuando na linha de pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

OLIVEIRA, Samara Freitas; WEISSHEIMER, Janaina. Tarefas de aprendizagem de inglês mediadas pela lousa digital interativa: efeitos motivacionais em tarefas de resolução de problemas e socialização de informações pessoais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 130–158, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p130. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17475. Acesso em: 30 dez. 2024.