O corpo gordo na revista Veja: uma análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p99Palavras-chave:
Análise do Discurso. Revista Veja. Corpo. Memória discursiva.Resumo
Neste artigo, objetivamos investigar o discurso da revista Veja diante do "combate" à obesidade, para alcançar o corpo magro, tido como o ideal, e quais efeitos de sentido são construídos no discurso apresentado sobre o corpo gordo. Para isso, selecionamos como corpus de análise duas capas da Revista Veja. Nosso texto está embasado nos dispositivos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa. Neste campo teórico, o discurso, entendido como "estrutura e acontecimento", situa-se, em uma dupla dimensão: a linguística e a sócio-histórica. Por isso, sua interpretação não pode prescindir da memória discursiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tânia Augusto Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










