Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares

Autores

  • Jaeder Fernandes Cunha Anhanguera Educacional Ltda

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p129

Palavras-chave:

Letramento Acadêmico. Cursos de Negócios. Faculdades Populares.

Resumo

O artigo aborda o processo de “Letramento Acadêmico” em cursos de negócios, área de ciências sociais aplicadas, em específico o curso de Administração de Empresas e afins, ministrados em faculdades privadas populares. Como se sabe o curso é de formação curricular generalista-multidisciplinar; isto significa que sua grade curricular exige aos discentes que adquiram leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas de diversos modais, linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico: resumo, resenha, fichamento, relatórios, gráficos, diagramas, fluxogramas, organogramas, tabelas e disposição lógica de números com a aplicação ou não da matemática. O objetivo geral do artigo é propor aos professores uma reflexão sobre o tema visando contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no âmbito do recorte admitido: faculdades privadas de grande escala (ou populares), cursos de negócios e afins dirigidos a alunos advindos em sua maioria da rede pública de educação brasileira. O objetivo secundário é demonstrar diferenças conceituais entre "alfabetização" e “letramento acadêmico”, estando este último em contexto específico, isto é, em cursos que além de serem os mais populares do país são capazes de representar, por seu multidisciplinarismo e difusão, uma preocupação necessária de uma nova agenda de debates em educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaeder Fernandes Cunha, Anhanguera Educacional Ltda

Doutorado Direto em História Econômica pela Universidade de São Paulo, USP (2011)

Mestrado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2008) (realizado em paralelo ao Doutorado Direto)

Graduado em Licenciatura pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, USP.

Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, FFLCH, USP.

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Docente e Orientador de Pesquisas da Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto-SP.

Bolsista de Pesquisa pela Funadesp – membro do grupo de pesquisa sobre Letramento Acadêmico

E-mail: jaederfcunha@ufrj.br

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

CUNHA, J. F. Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 129–151, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p129. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13235. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos