Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p129Palavras-chave:
Letramento Acadêmico. Cursos de Negócios. Faculdades Populares.Resumo
O artigo aborda o processo de “Letramento Acadêmico” em cursos de negócios, área de ciências sociais aplicadas, em específico o curso de Administração de Empresas e afins, ministrados em faculdades privadas populares. Como se sabe o curso é de formação curricular generalista-multidisciplinar; isto significa que sua grade curricular exige aos discentes que adquiram leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas de diversos modais, linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico: resumo, resenha, fichamento, relatórios, gráficos, diagramas, fluxogramas, organogramas, tabelas e disposição lógica de números com a aplicação ou não da matemática. O objetivo geral do artigo é propor aos professores uma reflexão sobre o tema visando contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no âmbito do recorte admitido: faculdades privadas de grande escala (ou populares), cursos de negócios e afins dirigidos a alunos advindos em sua maioria da rede pública de educação brasileira. O objetivo secundário é demonstrar diferenças conceituais entre "alfabetização" e “letramento acadêmico”, estando este último em contexto específico, isto é, em cursos que além de serem os mais populares do país são capazes de representar, por seu multidisciplinarismo e difusão, uma preocupação necessária de uma nova agenda de debates em educação.
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