José Saramago e PieterBbruegel: entre a caneta e o pincel

Autores

  • Maria Alzira Carvalho Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p317

Palavras-chave:

José Saramago. Intersemioticidade. Texto sincrético.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir as relações intersemióticas que se forjam a partir das aproximações entre o texto verbal inscrito em Manual de pintura e caligrafia, romance de José Saramago, e o visual em O pintor e o comprador, desenho de Pieter Bruegel. O empreendimento se justifica dadas as necessidades de maiores pesquisas em torno desta obra do escritor português como também dadas as crescentes demandas de análises linguístico-semióticas de textos não-verbais ou sincréticos. O amparo metodológico encontra-se vinculado às teorias semióticas de Greimas e de Floch. O artigo analisa, de forma mais detida, o primeiro capítulo do romance, onde se encontra menção ao pintor Pieter Bruegel.

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Biografia do Autor

Maria Alzira Carvalho Santos, Universidade Estadual de Londrina

Professora substituta lotada no departamento de letras vernáculas e clássicas.

Atua em diversas disciplinas, como linguística geral, morfossintaxe, produção de textos.

Loredana Limoli, Universidade Estadual de Londrina

Professora associada - departamento de letras vernáculas e clássicas - UEL

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

SANTOS, M. A. C.; LIMOLI, L. José Saramago e PieterBbruegel: entre a caneta e o pincel. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 317–342, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p317. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13064. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos