As bases interpretativas de expressões anafóricas associativas em textos acadêmico-científicos

Autores

  • Rosângela Alves dos Santos Bernardino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • José Cezinaldo Rocha Bessa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ananias Agostinho da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p39

Palavras-chave:

Referenciação. Anáfora associativa.Texto acadêmico.

Resumo

Este trabalho analisa expressões ou sequências anafóricas do tipo associativas em textos acadêmico-científicos, a partir da abordagem discursiva proposta pelo funcionalismo linguístico. O foco da análise direciona-se para o exame das bases interpretativas da relação anafórica associativa e de como elas são negociadas ou manipuladas pelo produtor no processo de textualização. Os textos analisados são um recorte de um corpus constituído de artigos científicos produzidos por pesquisadores situados em nível avançado da escrita, apresentando titulação de doutores ou em fase de doutoramento. Para este trabalho, convocamos a discussão feita por Neves (2006), em diálogo com vários outros autores reconhecidos como autoridades nessa temática, de forma a nortear uma compreensão da anáfora associativa como construto do próprio discurso. De acordo com a análise realizada, observamos que o produtor opera uma textualização bem sucedida que garante a interpretação, no texto acadêmico-científico, das bases sobre as quais se assentam a relação anafórica do tipo associativa, sendo isso estabelecido por meio de diferentes maneiras, desde a ativação de conhecimento partilhado, de representações mentais via criação de frames, até a possibilidade de construção de sentidos de tais bases no próprio ato da leitura.

Biografia do Autor

Rosângela Alves dos Santos Bernardino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é pofessora Assistente II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ministrando disciplinas na área de Linguística. Aluna do curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Desenvolve estudos na área de Linguistica do Texto, interessando-se principalmente pelos seguintes temas: gêneros textuais e ensino, produção textual, texto acadêmico, discurso relatado, reformulação, paráfrase, responsabilidade enunciativa.

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente, é doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Professor da área de Linguística do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). Possui livros organizados e textos publicados em periódicos (revistas Signum: Estudos da Linguagem, Linha D'água, Veredas, Revel, Intersecções, Língua & Literatura, Travessias, Saberes Letras), em livros e em eventos locais, nacionais e internacionais. É sócio efetivo da ABRALIN e da ALAB. Criador e membro da equipe editorial da revista Diálogos das Letras pelo GPET.

Ananias Agostinho da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010) e mestrado em andamento em Letras, na área de concentração em Estudos do texto e do discurso, por esta mesma universidade, sendo orientando do Professor Doutor Gilton Sampaio de Souza. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET), da UERN. É Sócio Estudante da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e Sócio Estudante do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). Desenvolve estudos na área de Letras, com ênfase em Lingüística Textual, Linguística Aplicada e Nova Retórica, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, ensino de língua materna, discurso do outro, texto acadêmico, argumentação. Tem participado de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

BERNARDINO, Rosângela Alves dos Santos; ROCHA BESSA, José Cezinaldo; DA SILVA, Ananias Agostinho. As bases interpretativas de expressões anafóricas associativas em textos acadêmico-científicos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 39–58, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p39. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13061. Acesso em: 28 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos