A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor

Autores

  • Cínthya da Silva Martins Universidade Estadual do Ceará
  • Nukácia Meyre Silva Araújo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p257

Palavras-chave:

Revisão orientada. Revisor-autor. Gênero dissertação.

Resumo

No processo de revisão orientada de dissertações de mestrado, as reescritas do texto efetuadas pelo revisor-autor (o aluno-orientando) são geralmente norteadas pelas sugestões de revisão apresentadas por um revisor-leitor (o professor-orientador). Neste trabalho, com base na visão sociocognitivo-interativa da escrita, examinamos como revisores-autores responderam às sugestões de revisão que lhes foram propostas por revisores-leitores no processo de revisão orientada. O corpus constituído para análise é composto de recortes de cinco dissertações de mestrado em progresso, revisadas por professores-orientadores e reescritas por alunos-orientandos vinculados a Programas de Pós-graduação em Linguística de universidades públicas brasileiras. A partir da análise, verificamos que é maior o percentual de revisões ignoradas do que de revisões atendidas. Em relação ao tipo de revisão atendida, as indicativas (em que um problema identificado no texto é apenas indicado) estão em maior percentual. Por outro lado, ao contrário do esperado, as revisões resolutivas (em que já é apresentada uma solução para o problema identificado no texto) são as menos atendidas pelos revisores-autores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cínthya da Silva Martins, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Bolsista CAPES. Bacharela em Letras Português pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Contato: cinthyasister@gmail.com.

Nukácia Meyre Silva Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Colaboradora na equipe da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação do Ceará, nos cursos da Universidade Aberta do Brasil. Doutora em Educação (2008) e mestra em Linguística (1998) pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992). Contato: nukacia@gmail.com.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

MARTINS, C. da S.; ARAÚJO, N. M. S. A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 257–287, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p257. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13048. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos