A clivagem do constituinte interrogativo em sentenças interrogativas do português brasileiro: uma abordagem diacrônica

Autores

  • Michel Gustavo Fontes Faculdade de José Bonifácio (FJB) - Grupo Educacional UNIESP (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p149

Palavras-chave:

Interrogativas de Conteúdo. Clivagem. Ênfase.

Resumo

Este trabalho, considerando a estrutura das Interrogativas de Conteúdo do português brasileiro, analisa, num viés funcionalista, a clivagem do constituinte interrogativo em posição inicial. Acredita-se que a ocorrência desse fenômeno morfossintático na estrutura das Interrogativas de Conteúdo está condicionada a determinações discursivas e que, diacronicamente, tal fenômeno é uma inovação no português brasileiro. Com base em Givón (1979) e Hengeveld e Mackenzie (2008), defende-se que a clivagem do constituinte interrogativo emerge na língua como um operador de ênfase por meio da sintaticização e da morfologização de estruturas já disponíveis na língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Gustavo Fontes, Faculdade de José Bonifácio (FJB) - Grupo Educacional UNIESP (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo)

Graduação em Licenciatura em Letras, UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de São José do Rio Preto (2006 a 2009);

Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de São José do Rio Preto: “As interrogativas de conteúdo na história do português brasileiro: uma abordagem discursivo-funcional” (2010 a 2012);

Pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP);

Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: “Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional”, coordenado pela Profa. Dra. Erotilde Goreti Pezatti, e do “História do Português Paulista”, coordenado pela Profa. Dra. Clélia Jubran;

Professor de língua portuguesa (cursos de Letras e Administração) e de seminários em educação (curso de Pedagogia) na Faculdade de José Bonifácio (FJB).

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

FONTES, Michel Gustavo. A clivagem do constituinte interrogativo em sentenças interrogativas do português brasileiro: uma abordagem diacrônica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 149–170, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p149. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13041. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos