Efeitos de sentidos no microdiscurso de jingles políticos

Autores

  • Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini
  • Maria Célia Cortez Passetti Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p59

Palavras-chave:

Discurso político. Jingles. Candidato a governador do Paraná

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o funcionamento discursivo dos jingles de sujeitos candidatos a governador do Estado do Paraná, nas eleições de 2010.  Para subsidiar esta análise, recorre-se a leituras e a conceitos desenvolvidos no interior da Análise do Discurso e da Teoria da Comunicação. Para a Análise do Discurso, o sentido não está no texto, mas na relação que este mantém com quem o produz, com quem o lê, com outros textos e com outros discursos possíveis. Dessa forma questiona-se como o interdiscurso sustenta a construção da imagem  (ethos) dos sujeitos candidatos, mostrando os efeitos de sentidos produzidos pelos jingles. Das análises dos seis jingles dos dois candidatos mais bem votados nas eleições ao governo paranaense, verificou-se que os jingles constroem um ethos positivo para os candidatos construído por efeitos  de sentidos específicos decorrentes das condições de produção desse momento sócio-histórico e dessa campanha política.  Os dois candidatos se confrontaram basicamente pelos ethé de identificação entre um candidato continuísta e um inovador. Todavia a temática em si não é inovadora e parte de imaginários tradicionais. Portanto, percebe-se  nos jingles a projeção do eleitor-alvo do candidato em sua busca pelo voto.

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Biografia do Autor

Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá/UEM – (2003). Atualmente é Professora da rede pública de educação básica do Paraná.

Maria Célia Cortez Passetti, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista de Assis, SP –( 2002) e e pós-doutorado na Unicamp (2010).  Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá, atuando na graduação e na pós-graduação em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nas teorias do texto e do discurso. É líder do grupo de estudos e pesquisas político midiáticas (Gepomi). 

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

BERNINI, E. A. B.; PASSETTI, M. C. C. Efeitos de sentidos no microdiscurso de jingles políticos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 59–77, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p59. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13036. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos