A Variação em Interrogativas de Constituinte no Fluxo Conversacional

Autores

  • Livia Oushiro Universidade de São Paulo
  • Ronald Beline Mendes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p273

Palavras-chave:

Interrogativas de constituinte. Fundo comum. Português paulistano.

Resumo

Com base nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2006 [1966]), este artigo analisa a influência do fundo comum (CLARK, 1996; STALNAKER, 2002) no uso variável de duas estruturas de interrogativas de constituinte no português paulistano, in situ (p.ex. Você mora onde?) ou não (p.ex. Onde (que/é que) você mora?). Discute-se o papel de três grupos de fatores discursivo-pragmáticos – Sinceridade Pragmática da Pergunta, Grau de Ativação do Fundo Comum e Conjunto de Respostas Previstas –, e argumenta-se que o uso variável de interrogativas de constituinte é sensível ao aqui-e-agora da conversa, à medida que os falantes fazem suas contribuições conversacionais e o fundo comum é atualizado: os resultados mostram que as interrogativas qu-in-situ são favorecidas em perguntas de estruturação do discurso (que introduzem novas informações), quando a pressuposição havia sido mais recentemente ativada e quando a resposta da pergunta é mais previsível. Tais fatos podem ser interpretados como uma estratégia para o processamento cognitivo, para a manutenção de turno e para a organização geral do discurso, e ressaltam a importância de analisar amostras de falas naturais em seus contextos de uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Oushiro, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de Sociolinguística.

Ronald Beline Mendes, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de Sociolinguística.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

OUSHIRO, Livia; MENDES, Ronald Beline. A Variação em Interrogativas de Constituinte no Fluxo Conversacional. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 273–292, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p273. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/11859. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos