Cidadãos e concidadãos nos discursos de posse da Primeira República
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p105Palavras-chave:
sentido, enunciação, palavras republicanasResumo
Resumo: Este artigo apresenta uma análise semântico-enunciativa das palavras cidadão(s) e concidadãos nos discursos de posse dos presidentes da Primeira República Brasileira. Fundamentada na Semântica do Acontecimento, a autora se pergunta como significa, nos acontecimentos dos discursos de posse dos presidentes da Primeira República, a enunciação de cidadão(s) e concidadãos, e busca respondê-la pelo modo como, por meio dessas palavras, se afirma a relação entre governante e governados, e o pertencimento do governo que se inicia ao regime republicano. Dando visibilidade às diferenças na enunciação das palavras-objeto entre os presidentes do período estudado, ela advoga que a instabilidade, no Brasil, dessas palavras-chave nas Repúblicas Ocidentais Modernas, é uma especificidade de sua semântica no nosso português, ligada ao modo como se inscrevem na República brasileira, e defende a necessidade investigar as particularidades dos seus sentidos na enunciação dos diferentes governantes para compreender o modo como, por meio dessas palavras, cada governo afirma seu pertencimento ao regime republicano, e o modo como estas palavras vão se movimento semanticamente entre a instabilidade e a estabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.